CARNAVAL DE GUERRA
ENSAIOS DOS BLOCOS 2017
12.08.2016
Ensaio - GAROTAS SOLTEIRAS
Praia da Estação. Em torno de 100 pessoas, quantidade que aumentou ao longo do tempo. Durou até a noite. Música da bateria, não tinha gente de fora participando, com uma regente, porém de audibilidade ruim, pois estavam cantando com megafone. Pessoas entre classe média, Lgbt, tilelês. Chamaram o caminhão pois desligaram a água da Praça da Estação.
01.15.2017
Ensaio - ZIRIGGYDUM STARDUST
Benfeitoria (próximo a Praça da Estação)
Impressões: Toca músicas do David Bowie. Problemático pois o ensaio era na rua, com muito trânsito, e as pessoas que foram assistir tiveram que ficar do outro lado da rua, mais observando do que participando. Pessoas mais velhas em relação ao que foram a praia da estação, admiradores de rock, pessoas brancas de classe média alta. Bem organizado e regido (2 regentes), com caixa de som ligada e guitarra elétrica.
01.21.2017
Ensaio -ALÔ ABACAXI
zona Last. Impressões: Mais vazio que os outros blocos, mais interação com o público, dança e música mais audível. Bateria menor, mais jovem que dos outros blocos, provavelmente de amigos (pelo o que pareceu). Pessoas de classe média, e classe média alta, e participação de moradores de rua, mas muitos vestidos com temas tropicais. Ensaio rápido. Músicas brasileiras em geral.
02.13.2017
Ensaio - VOLTA BELCHIOR
Santa Teresa. O bloco fez seu ensaio dentro de um restaurante, cobrando R$5,00 para entrar (a renda vai ser convertida para eles conseguirem bancar tudo o que for necessário). Eles vendiam camisetas e adesivos também. A bateria estava bem sincronizada e, aparentemente, formada por pessoas mais velhas; os jovens que estavam lá eram mais espectadores. Havia dois cantores com instrumentos que precisavam de energia (baixo e guitarra/violão elétrico). Grande maioria parecia ser de classe média. Muitos foliões não chegaram a entrar no recinto e ficaram curtindo o som do lado de fora, onde havia muitos ambulantes também. Durou 4h..
Percepções e vivências de visitas aos ensaios dos blocos de forma a perceber rotinas e desdobramentos.